quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Tarte de requeijão e leite condensado

Esta tarte foi muito rápida de fazer para aproveitar a massa folhada que tinha em casa e gastar o requeijão que estava a terminar o prazo de consumo. Ingredientes: 1 requeijão (200 gramas) 1 lata de leite condensado meia medida da lata do leite condensado de leite 4 ovos 1 colher de sopa de farinha q.b. de raspa de limão 2 colheres de sopa de sumo de limão 1 base de massa folhada Preparação: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre a tarteira com a massa folhada. Pique o fundo com um garfo. Reserve. Junte todos os ingredientes numa taça e mexa bem (à mão ou com a varinha mágica) até obter um creme homogéneo. Verta o preparado na massa folhada. Leve ao forno durante 25 a 30 minutos, mais ou menos. Retire, deixe arrefecer um pouco e sirva. Bonne Appéti!

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Magusto - Rojões com Castanhas

O Magusto, cuja origem remonta aos tempos rurais, marca a chegada da época da colheita das castanhas, um dos frutos mais emblemáticos do outono. As festividades geralmente têm lugar no dia 11 de novembro, coincidindo com a celebração de São Martinho, um santo conhecido pela sua generosidade, que vindo da guerra a caminho da sua terra natal encontrou um mendigo cheio de frio a pedir esmola. O soldado Martinho agarrou na sua espada e cortou ao meio a capa que trazia dando metado ao mendigo para se cobrir. Daí o povo dizer que o dia 11 de novembro é o dia de S. Martinho e do Magusto.
Ingredientes: 4 dentes de alho 1 ½ c. chá de sal, mais q.b. p/ temperar 1 pitada de pimenta 1 c. chá de colorau 300 g vinho branco 800 g carne de porco cortada em cubos (rojões) 1 folha de louro 50 g banha 80 g água 500 g castanhas descongeladas Salsa picada q.b. p/ guarnecer Confeção: Coloque numa tijela o alho picado, o sal, a pimenta, o colorau e o vinho e misture Envolva a carne e adicione o louro. Deixe marinar no frigorífico cerca de 2 horas. Coloque no tacho a banha, a carne com a marinada e a água e cozinhe até a carne estar macia Coloque as castanhas num tabuleiro de forno, tempere com sal um nó de vaqueiro e asse até achar que estar tenrinhas e loirinhas. Envolva a carne com as castanhas, guarneça com salsa e sirva de seguida. Pode acompanhar com um esparregado que vai dar alguma leva ao prato tornando-o nutricionalmente mais completo e mais saboroso. Bonne Appetit!!

Doce de Abóbora e nozes na Bimby

O Chá das Cinco

Estou a pensar num belo chá acompanhado com uma bela fatia de bolo...ou quiçá uns biscoitos da vóvó. Recordar, tempos passados, momentos alegres e simpáticos com a avó dos meus filhos que todas as 5.ªs, feiras, reunia para o chá, as amigas. Juntavam-se em casa de uma ou de outra e conversavam pela tarde elaborando pequenos trabalhos manuais ou grandes toalhas bordadas a ponto cruz. Eu que estava a trabalhar em Lisboa ficava desejosa que a tarde passasse e corria para chegar a tempo de comer uma fatia de bolo e beber um chazinho. Havia sempre uns docinhos fantásticos e caseiros elaborados com muito carinho. Que lindos fins de tarde passei com aquelas senhoras maravilhosas. Que davam conselhos e nos ensinavam as pequenas ternuras da vida... as quais, agora, pouco importam. Já não nos lembramos nem saboreamos. Era o tempo em que as avós metodicamente tinham sempre uns bolinhos, que fabricavam para o chá de inverno. _____________________________________________________________________________ Biscoitos de canela da Avó. Ingredientes: 1 concha de banha de porco 1 colher de sopa de margarina 4 ovos inteiros 1 xícara de açúcar 1 colher de chá bem cheia de canela 1 colher de sopa de fermento em pó químico 1/2 kg de farinha de trigo. Confeção: Numa taça coloque a banha, a margarina, os ovos, o açúcar e o pó royal e misture bem. Depois de bem misturado acrescente a farinha de trigo. Envolva bem toda a massa e faça os biscoitinhos. Forre o tabuleiro com papel vegetal. Coloque em forno médio (180º.) por 15/20 minutos. Bonne appétit mes amies!!!

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Bolo de Claras e Coco

Esta receita é excelente. Éuma receita da cookidoo, no entanto facilmente se adapta a quem não tem bimby. Esta massa para quem gosta de coco é maravilhosa para confecionar dois bolos e juntá-los com recheio de chocolate ou doce de ovos. Fica um bolo fantástico de aniversário. Ingredientes: 260 g açúcar, 120 g manteiga cortada em pedaços, mais q.b. p/ untar, 120 g farinha tipo 55, 1 c. chá de fermento p/ bolos, 100 g coco ralado, 8 claras de ovo. Confeção: Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre com papel vegetal o fundo de uma forma (Ø 24 cm aprox.) e unte com manteiga a lateral. Triture o açúcar. Retire 1 c. de sopa de açúcar e reserve. Numa batedeira adicione a manteiga e bata até ficar em creme. Adicione a farinha, o fermento e o coco e envolva até ficar uma mistura homogenia. Bata as claras em castelo até ficarem bem firmes. Com a ajuda de uma vara de arames envolva delicadamente com o preparado reservado. Deite na forma e leve ao forno a 180ºC cerca de 25 minutos. Retire e deixe arrefecer. Sirva com o açúcar em pó reservado. Ou se quiser fazer um bolo de aniversário duplica a receita, deita em duas formas do mesmo tamanho. Monta o bolo com recheio no meio e cobertura a gosto e à sua imaginação. Link para quem tiver a Bimby :