sexta-feira, 27 de maio de 2022

DIA DA ESPIGA

Dia da Espiga e seu significado

Hoje é Dia da Espiga e quinta feira da Ascenção, um dia importante para os católicos, em que me incluo. Lembro-me, quando era pequena, de ir com a minha avó apanhar as plantas para fazer o ramo da espiga. Continuo todos os anos a comprá-la e a colocá-la atrás da porta para que os meus desejos para o ano se realizem…

Segundo a tradição, as pessoas iam para o campo para apanhar a espiga. Depois, faziam um ramo que incluía, além desta, flores silvestres como papoilas ou malmequeres e um ramo de oliveira. Por vezes também tinha alecrim ou videira.

Já não me lembrava da simbologia de cada uma das plantas e por isso fui procurar! Partilho essa informação convosco, pois gostei de me recordar e também porque é mais uma prova de como estamos ligados às plantas desde sempre.

As papoilas são o amor!

A oliveira traz-nos a paz.

A espiga significa o pão, o alimento para que nada nos falte em casa!

Os malmequeres a riqueza.

O Alecrim... tão importante! Significa a saúde e o bem estar!

A videira a alegria! Um sorriso faz-nos tão bem! Alimenta a alma , dá-nos bem estar e dá-nos corpo são e mente sã!

Que nunca nos falte o pão, a paz, a saúde, a alegria e a riqueza!

Bem Haja! 

segunda-feira, 9 de maio de 2022

De Volta e Volta e Meia

 De regresso às minhas rotinas depois de uma estadia plena em Paris! 

Onde a magia da cidade nos cega com luz, o movimento, as avenidas largas, a Torre Eiffel , o Louvre, o Arco de Triunf, a Catedral de Notre-Dame, o Palácio de Versailles, a noite no Champs-Élysées, não esquecendo o Lido e o Moulin Rouge. Tudo mas tudo enchei-me me deixou extasiada de alegria e de beleza! O Rio Sena majestoso e longo com as suas pontes maravilhosas com destaque para a Pont Alexandre III. Bela e dourada!

Voltando ao Champs-Élysées não podia passear sem visitar Ladurée o famoso restaurante e casa de chá onde saboreamos os mais famosos Macarons.... que são estrelas do céu que se desfazem no nosso palato!

Os bateaux-mouches para passear no rio Sena onde pudemos almoçar ou jantar requintadamente, com champanhe e ostras! 

Foram dias deliciosos e momentos únicos!


O Bairro Quartie Montparnasse A área agitada de Montparnasse é conhecida pelas lojas de cadeia, creperias e bistros históricos outrora frequentados por autores como Hemingway. Jean-Paul Sartre foi enterrado no cemitério de Montparnasse, e as catacumbas de Paris são ossários sob a forma de antigos túneis de mineração. Os museus incluem o Musée Bourdelle, repleto de esculturas, e o Musée du Général Leclerc, dedicado à 2.ª Guerra Mundial. A Torre Montparnasse é um arranha-céus com vistas de 360 graus sobre Paris e sua Torre de Montparnasse, que domina a paisagem. Mas a parte divertida é a vida pulsante abaixo dela. Luzes fortes, cinemas lotados, brasseries onde comi lanches inesquecíveis, com bolos fantásticos, semifrios saborosos e restaurantes como o Dôme, La Coupole, et  La Rotonde encontram-se ao lado de museus escondidos e parques para divertir as massas. Longas avenidas partem da torre a lugares surpreendentes, tesouros e monumentos históricos. No meio do caminho, vemos lindas casas cobertas por heras, com vigas e pequenos jardins combinando. Localizado a uma curta distância de metrô do centro de Paris, esse bairro tem algo a oferecer em todas as horas do dia.

O foie gras, com tostinhas, uma compota de fruta e uma bela taça de Moet & Chandon numa bela esplanada em Montparnasse leva-nos ao céu! 








E as belas floristas de rua, onde encontramos uma panóplia de flores de todas as cores!


Os belos cafés e as belas esplanadas

O momento crucial da minha viagem e especial: 

Recital de Duo de Piano e Violoncelo 
- Duo Intermezzo 
- Rafael Pina ao Piano e no violoncelo  Teresa Araújo 

Uma tarde deliciosa que me encheu o coração de orgulho! Porque o Rafael é meu filho dedicado e focado é maravilhoso e transporta-nos na sua música. A Teresa uma menina muito especial que toca violoncelo com tanto amor que nos transmite a paixão que sente pela sua arte!

Se quero voltar?! Claro! Paris é uma nova paixão!
Sim, vivo com paixão e amor por tudo aquilo que me rodeia! A família, os amigos o local onde eu moro. A natureza, o mar, o campo, os animais. Viver em paixão traz-me alegria e um sorriso todas as manhãs quando acordo. Aproveitar cada dia e cada minuto, porque amanhã, ... Será outro dia!